Chegámos ao último mês do ano. Dezembro vai trazer-nos sentimentos positivos e de uma abertura essencial ao longo de todo o mês. No entanto e sobreudo, a meados do mês, poderão ocorrer expectativas exageradas que nos poderão levar a decepções e exigir de nós um teste de realidade. Uma tensão revigorante caracteriza os últimos dez dias do mês.
Esta Energia pode tornar o Natal deste ano uma ocasião muito especial.
Vejamos com maior detalhe. No 1º de Dezembro, haverá uma Lua nova em Sagitário. Pouco depois, a Lua entrará em oposição a Júpiter em Gémeos. A 2 de Dezembro, Mercúrio em Sagitário fará um trígono com Quíron em Carneiro, enquanto Vénus em Capricórnio fará um trígono com Úrano em Touro. Nestes dias despertarão sentimentos positivos e vontade de defender o que é bom sem muito alarde. Poderá esclarecer e melhorar os seus relacionamentos ou estabelecer novas ligações. A atual abertura para novas ideias anda a par e passo com uma percepção realista do mundo.
A 4 de Dezembro, Mercúrio opor-se-á a Júpiter. O Sol formará uma quadratura com Saturno e, dois dias depois, entrará em conjunção com Mercúrio. Será a hora de dar um passo concreto e realizar os seus sonhos. Nesses dias, talvez sejam necessárias também muitas conversas e discussões, embora os correspondentes pontos de vista possam ser visivelmente subjetivos.
Nos dias seguintes, perceberemos uma significativa intensificação de ritmo do curso da vida. A 7 de Dezembro, a oposição entre o Sol e Júpiter será exata. Mercúrio estará em quadratura exata com Saturno. Vénus deixará o sóbrio Capricórnio para entrar no experimental Aquário e imediatamente encontrará Plutão. Marte em Leão ficará imóvel e iniciará a sua fase retrógrada, que vai até 24 de Fevereiro do próxmo ano. Neptuno, por outro lado, terminará o seu período retrógrado no dia 8. Nos próximos meses, ele continuará a percorrer os últimos graus de Peixes e entrará em Carneiro pela primeira vez em Março de 2025.
Durante esses dias, podem surgir desejos, anseios e exigências bem fortes. Talvez o desejo de uma nova experiência, um novo prazer ou uma profunda mudança às vezes possa parecer um tanto compulsiva. Expectativas excessivas podem levar à decepção. Faça uma análise honesta da realidade e ajuste os seus planos conforme as suas próprias possibilidades.
Desejos e anseios continuarão a ser um problema nos dias seguintes. A 12 de Dezembro, Vénus, ainda intensamente energizado por Plutão, estará em oposição a Marte. Alguns grandes desejos poderão tornar-se realidade então. Talvez até tenha a sorte de realizar o desejo mais profundo de alguém.
No dia 15, haverá uma Lua cheia em Gémeos. No mesmo dia, Mercúrio encerrará a sua fase retrógrada. A Lua cheia entrará em tensão com Neptuno, e o Sol estará em quadratura exata com Neptuno a 18 de Dezembro. No meio da grande agitação às vezes frenética que costuma haver antes do Natal, poderá haver momentos que o convidem a fazer uma pausa ou tragam consigo um surpreendente silêncio. A questão da finalidade também pode surgir. Por enquanto, simplesmente guarde essa pergunta no seu coração. Durante os dias à volta do Natal, pode ser que receba uma resposta.
A 20 de Dezembro, Vénus fará um trígono com Júpiter. No dia 21, o Sol entrará em Capricórnio: altura em que chega o solstício de Inverno. Ao mesmo tempo, a Lua entrará em oposição a Saturno e em quadratura com Júpiter. A quadratura entre Saturno e Júpiter tornar-se-á exata no dia 24 e, com Mercúrio a opor-se a Júpiter no dia 26, será formada uma quadratura em forma de T que permanecerá activa durante toda a época Natalícia.
Será difícil ignorar uma certa tensão durante o período Natalino, mas o seu efeito bem pode tornar-se revitalizante. Mercúrio e Júpiter indicam uma abertura e uma pré-disposição fundamental para a comunicação. Converse e escute antes de julgar. Porém o foco da quadratura em T recai sobre Saturno em Peixes. Ela se refere à falta de compaixão, à sede da alma por um lar espiritual e ao medo do esquecimento. Leve a sério também essa voz, pois ela pode induzir os que se dispuserem a envolver-se com seu Eu mais íntimo no profundo mistério do Natal, que remete ao nascimento da nova luz na escuridão.
A 27 de Dezembro, Mercúrio entrará em quadratura com Saturno e, no dia 28, será a vez de Vénus fazer o mesmo com Úrano. A Lua nova em Capricórnio será a 30 de Dezembro. Marte retrógrado estará prestes a entrar em oposição a Plutão em Aquário (que será exata a 3 de Janeiro do próximo ano). O ambiente no fim do mês será relativamente sóbrio e cada vez mais carregado. Este será um excelente momento para relembrar os eventos de 2024. As conclusões que surgirem disso podem ser mais diretas que o esperado e mostrar qual caminho a seguir no novo ano de 2025.
O ambiente leve deste mês será muito bem-vindo, sobretudo porque irá contrastar com o que temos vivido nos últimos meses. Para todos, este ano de 2024 trouxe muitos desafios e, não raras vezes, sensações de opressão.
Este último mês do ano é um excelente momento para fazer um balanço. Antes de olhar para a frente, reserve um tempinho para olhar para trás e perspectivar dias melhores no próximo ano com o que viveu e aprendeu.
Fiquem bem...
(A Mónada)