O Ano Novo de 2025 e as Energias para Janeiro

O Ano de 2025

Em 2025, o Mundo em geral receberá alguns novos impulsos. Questões relacionadas com Marte estarão na nossa mente na primeira metade do ano. Marte fará oposições exatas a Plutão em Janeiro e Abril. Para além disso, dois planetas entrarão em Carneiro, governado por Marte: Neptuno em Março e Saturno em Maio.

Trata-se por isso de uma antevisão de novos começos, novas partidas e da inocência da mente do principiante. Saturno e Neptuno colocarão essas questões em destaque. Quando estiverem em conjunção pela primeira vez em Julho, as estruturas que já não são viáveis podem estar sob forte pressão sobretudo para terminarem de vez.

Úrano também muda de signo em Julho e entra em Gémeos pela primeira vez. A energia de renovação centrar-se-á então cada vez mais na comunicação e na mídia, na ciência e no mundo das ideias em geral, influenciando, assim, a qualidade e a direção de um novo início.

Em resumo: O clima astrológico em 2025 pode tornar necessário examinar mais de perto o tema dos novos começos. Especial atenção deverá estar na nossas motivações das nossas próprias ações. Se os nossos objetivos de vida já não ressoarem com as nossas motivações internas e emocionais, este ano pode ser um período para correções significativas quer o queiremos realizar espontaneamente ou não.

Iremos apreciar isso nas próximas pblicações mensais das Energias em cada mês deste novo ano...


Energias para Janeiro de 2025

O ano novo começa sob alta tensão. Em Novembro passado, Marte e Plutão opuseram-se um ao outro no eixo Canraguejo-Capricórnio. Eles irão formar agora a segunda de três oposições, mais exatamente a 3 de Janeiro. Marte retrógrado estará em Leão e Plutão em Aquário.

O estado de espírito básico é bastante diferente do da primeira oposição. Embora se trate novamente de autoafirmação e de ação consciente de poder, o foco estará agora na liberdade e em como recuperá-la. Nestes primeiros dias do ano, desenvolvimentos sociais marcantes podem começar do nada, mas também podem surgir lutas ferozes de poder, exigindo muita atenção.

A 3 de Janeiro, Vénus entra em Peixes, indicando uma energia altamente refinada que também inclui as vítimas e os excluídos deste Mundo. Essa atitude sensível e compassiva é um contrapeso crucial à assertividade muitas vezes implacável da ligação Marte-Plutão.

A 6 de Janeiro, Marte fica retrógrado de volta a Caranguejo, onde permanecerá até meados de Abril. Isso pode despertar velhos sentimentos de impotência. Uma vez que Mercúrio em Sagitário estará no mesmo quadrando de Netuno em Peixes, isto ao mesmo tempo, algumas coisas podem parecer mais dramáticas do que realmente são. Esteja atento aos seus pensamentos e não acredite em tudo o que lhe disserem. Mercúrio entra em Capricórnio a 8 de Janeiro, permitindo que tenha uma visão mais analítica dos eventos.

A 13 de Janeiro, a Lua Cheia estará em Câncer, fazendo um sextil com Úrano em Touro e uma conjunção fraca com Marte, que ainda faz trígono com Neptuno. Marte ainda será ligeiramente influenciado por Plutão. O Sol faz trígono com Úrano. No dia 14, Vénus faz quadratura com Júpiter em Gémeos. No dia 16, O Sol atinge a oposição exata a Marte.

Por isso esses dias, influenciados também por uma Lua Cheia, podem ser tempestuosos e emocionalmente desafiadores. Não podemos mais ignorar as diferenças que surgem, e é preciso muita paciência e discernimento para entender e agir perante as diferentes necessidades que surgirem. Pratique meditação e com ela tente adquirir alguma serenidade  mantendo-se centrado em si. Tente não se isolar dos desafios, e sim envolver-se com os eventos emocionais para evitar tornar-se rígido.

A 19 de Janeiro, Vénus faz conjunção com Saturno em Peixes. O Sol entra em Aquário e alcança Plutão no dia 21. Agora, a atenção principal estará nas questões de relacionamentos. Poderá ter de ponderar sobre as perturbações dos últimos dias e os seus efeitos com sobriedade e honestidade. Procure caminhos para uma nova qualidade de estar juntos onde e quando outras frentes se endureceram e poderão tornar-se mais rígidas.

A 23 de Janeiro, Mercúrio opor-se-á a Marte e faz trígono com Úrano. A linguagem poderá então tornar-se uma ferramenta poderosa que alguns poderão usar como arma. A escrita criativa pode ser uma saída bem-vinda e permitir voos criativos da imaginação. O trígono entre Vénus e Marte a 26 de Janeiro apoiará significativamente todas as atividades criativas.

A 29 de Janeiro, a Lua Nova em Aquário fará um trígono com Júpiter. Mercúrio chegará no dia anterior a Aquário e estará em conjunção com Plutão. Um dia depois, a 30 de Janeiro, Úrano terminará a sua fase retrógrada e o trígono entre o Sol e Júpiter tornar-se-á exato. A qualidade desse momento ganhará um destaque muito especial convidando-nos a dar passos em direção ao desconhecido, a considerar o Mundo como ele é, no aqui e agora, e a moldar as nossas vidas de acrodo com esta nova energia.

Em jeito e conclusão poderemos dizer que: os acontecimentos astrológicos de Janeiro já irão antecipar alguns dos temas que nos irão ocupar ao longo do ano. Muitos dos objetivos que antes eram socialmente relevantes perderam o seu brilho, desafiando-nos a redefini-los e a abrir novos caminhos. O tempo dirá quais são os novos objetivos que se estabelecerão no contexto social. No entanto, o desenvolvimento pessoal é responsabilidade de todos.

Estejamos por isso bem atentos ao establecimento de uma nova ordem e de novas energias que irão surgindo gradualmente.

Fiquem bem...

(A Mónada)