As Energias para Agosto de 2025

A 1 de Agosto, Mercúrio, o mensageiro dos deuses, e o altivo Sol entram em conjunção em Leão. Eles inauguram um clima animado e, por vezes, nervoso. Haverá muita conversa, muita explicação e muita informação. Entretanto, a acentuada necessidade de comunicação não deve induzir-nos a esquecer que talvez os pontos de vista sejam extremamente subjetivos neste momento. Algumas pessoas podem mesmo ignorar o fato de que não se trata de uma questão sobre eles mas sim da própria pessoa.

No que diz respeito aos relacionamentos, é preciso ter um bom sentido de proporcionalidade e generosidade. Assim que acabar de entrar no emotivo signo de Caranguejo, Vénus fará quadratura com Saturno e Neptuno em Carneiro, o que formará o ápice do padrão de um aspecto harmonioso com Plutão em Aquário e Úrano em Gémeos.

Talvez os sonhos românticos de um relacionamento perfeito ou de um mundo melhor precisem de revistos. E haverá boas chances de que eles sejam alterados agora. Em vez de evitar as perguntas que estiverem em cima da mesa, procure explorar com seriedade e honestidade aquilo que espera dos seus relacionamento. A melhor maneira de fazer isso é dialogando com as pessoas mais   próximas de si. Não se trata de encontrar respostas rápidas, mas sim de iniciar um processo necessário de renovação.

A 7 de Agosto, Marte entra em Balança. O temperamento combativo deste signo se tornará mais cordato, e o seu foco voltar-se-á para objetivos que promovam o bem comum. Marte também ocupará o canto inferior de uma proeminente figura de pipa formada com Saturno, Neptuno, Úrano e Plutão: o trígono com Úrano em Gémeos torna-se exato no dia 8, a oposição a Saturno e Neptuno em Carneiro, no dia 9, e o trígono com Plutão em Aquário, em 10 de Agosto. Durante o mesmo período, mais concretamente a 9 de Agosto, haverá também uma Lua Cheia em Aquário, o que dará um peso emocional adicional a essa rara constelação.

Esses dias oferecerão muitas excelentes oportunidades, que deve aproveitá-las ativa e conscientemente. A harmoniosa conexão entre Úrano, Neptuno e Plutão indica que existem possibilidades completamente novas no campo coletivo. Marte, Plutão e Úrano formam um grande trígono nos signos de ar. Dificilmente haverá um momento melhor para começar a manifestar novas visões e ideias.

No entanto, Marte também se opõe a Saturno e Neptuno, que formam o ápice da figura da pipa. Dúvida, apatia e medo de não conseguir reunir suficiente energia podem cortar pela raiz projetos promissores nesta altura. O que conta agora é coragem, determinação e vontade para assumir total responsabilidade por suas escolhas e actos. Não se deixe paralisar por dúvidas e medos; dê alguns passos no seu novo caminho. Seguramente não se arrependerá.

Nestes tempos extraordinários, pode alcançar muitas coisas, até mesmo projetos que, à primeira vista, parecem sem futuro. Independentemente do que quer seja o que deseje, ouse começar agora! É um excelente momento para o verdadeiro auto empoderamento, especialmente durante a Lua Cheia de 9 de Agosto, que exige o alinhamento de ideais pessoais e preocupações coletivas.

Os desdobramentos que testemunharmos agora serão extremamente relevantes mais tarde. Mantenha a mente aberta ao voltar a sua atenção para o mundo.

A 12 de Agosto, Vénus e Júpiter encontrar-se-ão em Caranguejo num abraço cheio de intimidade. Durante essa conjunção, o clima será de sentimentos de felicidade, realização e emoções intensas e profundas. Tudo o que começar agora, seja uma nova vida, casamento ou projeto, carregará essa marca.

A 22 de Agosto, o Sol entrará no signo de Virgem. No dia seguinte haverá Lua Nova, no ápice de uma figura de Yod (Y), com Saturno e Neptuno, de um lado, e Plutão, do outro. A Lua também estará formando uma quadratura com Úrano. O sensível signo de Caranguejo em Vénus e Quíron em Carneiro estarão em quadratura durante este período, no dia 23. A quadratura entre o Sol e Úrano tornar-se-á exata a 24 de Agosto.

O momento nessa altura tornar-se-á muito mais sóbrio. Isso pode não ser indesejável, pois permite-lhe integrar melhor as experiências intensas e, muitas vezes, emocionais dos últimos dias. Inquietação e nervosismo podem fazer-se sentir novamente, e talvez isso o deixe com os nervos excepcionalmente à flor da pele. Reserve algum tempo para encontrar clareza e entender o que está acontecendo em sua vida neste momento.

A 25 de Agosto, Vénus entrará em Leão e, nos dias seguintes, formará vários aspectos com os planetas externos: no dia 26, um trígono com Saturno e um sextil com Úrano; no dia 27, um trígono com Neptuno e uma oposição a Plutão. Com isso, Vénus será integrado no padrão de aspecto harmonioso dos planetas externos o que levapara uma nova dimensão temática.

As vozes femininas serão muito relevantes no que toca ao discurso sobre desenvolvimento social. Elas poderão ampliar significativamente a nossa visão do mundo. Este é um momento perfeito para atividades criativas e artísticas, e a vida cultural pode receber novos e valiosos impulsos. Alguns poderão até se confrontar com um caso de amor apaixonado. Saiba desde já que nesse caso esse relacionamento pode ser mais profundo do que possa esperar à partida.

Em conclusão: De um ponto de vista estritamente pessoal, os problemas de relacionamento serão o foco principal neste mês. Por isso ele será um bom momento para tentar aprofundar conscientemente seus relacionamentos criando memórias e vínculos mais profundos. Mesmo relacionamentos de longo prazo podem experimentar um renascimento se se tornar mais criativo e explorar uma nova faceta ainda misteriosa do seu parceiro ou parceira. Ganhe coragem agora. Arrisque que não tem nada a perder.

E sinta-se muito amado também por se dar a si mesmo essa mesma oportunidade.

Fiquem bem…

(A Mónada) 

As Energias para Julho de 2025

Dois grandes eventos astrológicos caracterizam o mês de Julho: a entrada de Úrano em Gémeos e a conjunção de Saturno e Neptuno em Carneiro e isto significa renovação e convulsão, desilusões e oportunidades para além do nascimento de um eventual novo mito coletivo.

Vénus, Úrano e Neptuno determinam o momento nos primeiros dias do mês. A 4 de Julho, Vénus e Úrano encontram-se numa conjunção no final de Touro. Poucas horas depois, Vénus entra em Gémeos e Neptuno começa o seu movimento retrógrado. A 6 de Julho, Vénus forma um sextil com Saturno e Neptuno em Carneiro, e no dia 7, um trígono com Plutão em Aquário. Nesse dia, Úrano também entra em Gémeos.

Esses dias podem promover algumas surpresas e trazer uma lufada de ar fresco para questões ligadas a relacionamentos. É um excelente momento para um encontro romântico e para uma longa troca de ideias com pessoas que pensem ou não da mesma forma. Esse momento também favorece empreendimentos criativos e artísticos.

A entrada de Úrano em Gémeos a 7 de Julho é mais um passo crítico neste momento de convulsão social. Nos próximos sete anos, este posicionamento trará a renovação necessária e a ocasional revolução na ciência, pesquisa, comércio e comunicação. Ele afetará o intelecto, a troca de informações e conhecimentos e todos os tipos de conexões entre as pessoas. Úrano retornará a Touro mais uma vez em Novembro para finalmente entrar em Gémeos em Abril de 2026.

Com Úrano em Gémeos e Plutão em Aquário, que são dois planetas sociais e que estão agora em signos de Ar. Eles formarão repetidamente um trígono entre si até 2028. Neptuno em Carneiro conecta os dois com um sextil. Essa figura de aspeto harmonioso permanecerá ativa por vários anos e representará um bem-vindo apoio às mudanças sociais da época do Ar.

A Lua Cheia formar-se-á em Capricórnio a 10 de Julho. O momento nos conectará com a sabedoria que vem da experiência de vida. Será um bom dia para fazer uma pausa na rotina da vida quotidiana e voltar-se para dentro. Continue a escrever no seu diário ou comece a escrever um diário. Conte a um amigo como tem passado este ano e prepare-se para ouvir o que ele lhe tiver para dizer.

O segundo grande evento astrológico deste mês ocorre em meados de Julho: a conjunção de Saturno e Neptuno em Carneiro. Ela marca o início de outro capítulo no atual ponto de virada histórica. A última vez que os dois planetas se encontraram foi em Capricórnio em 1989. As convulsões da época, como a queda do Muro de Berlim e o colapso da União Soviética, ainda reverberam até hoje.

A 17 de Julho, a primeira conjunção de Saturno e Neptuno será exata dentro de alguns minutos do arco. No entanto, como Saturno estará retrógrado a partir de 13 de Julho, a segunda conjunção, a 20 de Fevereiro de 2026, marcará o ponto de partida exato do novo ciclo de Saturno-Neptuno. Ambos os planetas retornarão a Peixes antes disso. Mais uma vez, devemos abordar com paciência a relação desafiadora entre finais (Peixes) e novos começos (Carneiro).

A conjunção de Saturno e Neptuno prenuncia uma fase turbulenta.

Agora começarão processos complexos e, muitas vezes, caóticos que serão particularmente visíveis em eventos coletivos. O tema subjacente é um profundo conflito entre o ideal e a realidade. Sonhos, expectativas e esperanças coletivas que não têm mais nenhuma relação com a realidade vão perder a sua razão de ser e se desmoronam. E inclui também o consenso social sobre o certo e o errado. As estruturas sociais e políticas que carecem de apoio podem sofrer uma forte pressão ou até mesmo entrar em colapso, especialmente quando as pessoas há muito se dececionaram ou são sistematicamente enganadas. Como o rompimento de uma barragem, um pequeno ponto fraco pode levar rapidamente ao colapso de toda a estrutura.

Paradoxalmente, o lado positivo de momentos como este inclui a desilusão atual. Os sonhos que agora estão-se a desmoronar deixam para trás o espaço no qual o novo zeitgeist – um novo mito coletivo – possa manifestar-se. Ele está associado tanto às qualidades de Carneiro, como confiança na vida, dinamismo, obstinação e pioneirismo, quanto aos seus lados sombrios, como a impaciência, fanatismo e belicismo.

Uma das qualidades marcantes de Carneiro é a sua confiança profunda e inocente em novos começos. Se conhecer pessoas que dominem essa arte, deixe que elas o inspirem. Se lutar com dúvidas e falta de energia, experimente dar pequenos passos. Se souber agir baseado na confiança, poderá alcançar muita coisa e viver uma grande satisfação e até plenitude durante esse período.

A 22 de Julho, o Sol entra em Leão. Vénus em Gémeos e Marte em Virgem formam uma quadratura no dia 23. No dia seguinte, a Lua nova em Leão opor-se-á a Plutão em Aquário, faz trígono com Saturno e Neptuno e um sextil com Úrano. A oposição entre o Sol e Plutão torna-se exata a 25 de Julho.

Essa Lua Nova vai retomar todos os temas do mês uma vez mais. Durante esse tempo, talvez se torne claro para onde seguirá a jornada e quem agora está comandando o barco. Algumas pessoas podem arregalar os olhos de espanto. Será um excelente momento para dar um grande passo à frente ou concluir projetos complexos.

Em conclusão: Este mês será incentivado a concentrar-se em si mesmo e a agir no sentido de dar forma à sua vida. Nos longos anos com Neptuno em Peixes, a transcendência, a meditação e as experiências de unidade eram, até certo ponto, parte do zeitgeist. Alguns encontraram uma profunda paz interior durante esses anos. Agora, somos todos convocados a agir com confiança a partir desse centro e dessa Fé em si mesmo…

Fiquem bem…

(A Mónada)

PS. - Já agora e para os que não conhecem o termo…

Zeitgeist é um termo alemão que se refere ao espírito do tempo, ou seja, o conjunto de ideias, crenças, valores e tendências culturais que caracterizam um período histórico específico. É a atmosfera intelectual, social e cultural que permeia uma determinada época e a distingue de outras. 

Por outras palavras, o zeitgeist engloba tudo o que influencia e molda o pensamento e o comportamento de uma sociedade num determinado momento, como as principais inovações tecnológicas, as mudanças políticas, os movimentos sociais e as expressões artísticas.