A 1 de Fevereiro, Vénus e Neptuno entrarão em conjunção exata em Peixes, perto do Nodo Lunar. Com a Lua e Saturno também em Peixes, em trígono não exato com Marte retrógrado em Caranguejo o que fará com que alguns se sintam meio perdidos e fragilizados. Já outros talvez sintam o coração a transbordar de anseios e saudades. Porém essa qualidade rarefeita do momento também nos convida a ser criativos, especialmente no dia 3, quando Mercúrio em Aquário forma um trígono com Júpiter em Gémeos em que se pode considerar um bom momento para formular novas ideias, inventar histórias ou experimentar algo completamente inédito.
A 4 de Fevereiro, Vénus entra em Carneiro. Marte retrógrado em Caranguejo entra em quadratura com Quíron em Carneiro. Essa quadratura durará um tempo excepcionalmente longo porque Marte já estará se movendo muito lentamente, pois só retomará o movimento direto no final do mês. Os temas típicos de Carneiro − como o despertar, o decidir e predispor-se a ir à luta − estarão agora em forte contraste com esse Marte um tanto hesitante e defensivo em Caranguejo.
Marte em Caranguejo também sugere variações de humor e falta de autocontrolo. Resolva com cautela todas as possíveis desavenças e evite camuflar as suas inseguranças e a sensação de sobrecarga e de esgotamento. Durante esse período, confrontos narcisistas, medos e emoções reprimidas podem provocar conflitos muito difíceis, que geralmente só conseguimos resolver quando reconhecemos e lidamos com as feridas psicológicas subjacentes. O momento será por isso bom para analisarmos as partes que desvalorizamos em nós mesmos.
Também no dia 4, Júpiter encerra o seu período retrógrado, levando consigo uma brisa fresca de limpeza e arejamento nos seus canais de comunicação que usará para uma troca animada com outras pessoas de diversos pontos de vista. Essa sensação de facilidade ganhará respaldo quando o Sol em Aquário se unir a Mercúrio a 9 de Fevereiro, já num grau de tensão mais fraco com Úrano. A quadratura entre Mercúrio e Urano será exata no dia 10, seguida de outra entre o Sol e Úrano no dia 11. Neste período, poderá eventualmente esperar notícias surpreendentes e eventos repentinos, os quais também poderão exigir ajustes nas regras anteriores do jogo.
A 12 de Fevereiro, haverá uma Lua Cheia em Leão. O Sol, a Lua e Úrano formarão uma quadratura em T e, além disso, Marte retrógrado em Caranguejo ainda estará em tensão com Quíron e em trígono com Saturno. Haverá por isso uma tensão crepitante no ar; muitos sentirão os nervos à flor da pele. Alguns poderão sentir-se mais suscetíveis do que é hábito e talvez se deixem dominar pelo nervosismo e pela impaciência desse momento. Encontre uma válvula de escape para direcionar a sua energia, seja praticando desporto ou fazendo algum trabalho que lhe exija muita energia e esforço físico. Esse será um momento favorável para todos os tipos de atividades criativas.
A 14 de Fevereiro, Mercúrio entrará no sensível signo de Peixes, seguido pelo Sol no dia 18. Então será possível libertar muita da tensão dos dias precedentes, às vezes com emoções fortes.
A 20 de fFevereiro, Mercúrio e Júpiter entrarão em quadratura. No dia 23, Mercúrio formará um trígono com Marte em Caranguejo, que encerrará o seu movimento retrógrado um dia depois. No dia 25, Mercúrio estará em conjunção com Saturno em Peixes e também formará um trígono não exato com Marte. Nessa altura, é possível que algum sofrimento venha à tona, provavelmente associado a sentimentos de impotência. Durante o período da Lua Nova em Peixes no dia 28, que estará em quadratura com Júpiter, poderemos esperar ainda mais água, tanto no sentido literal quanto no sentido figurado. Abrace os seus sentimentos, mesmo os que lhe doerem e o fizerem sofrer. Pratique a compaixão e não se esqueça de que também pode e deve agir durante esse período.
Em conclusão: A Energia de Fevereiro estará associada a duas correntes fundamentalmente distintas. A forte ênfase nos signos de água, principalmente em Peixes, o que nos porá em contato com sentimentos e emoções profundas. Entretanto, os signos de ar também serão determinantes, em especial Aquário e Gémeos, pelo que poderemos analizar as emoções e as questões psicológicas com muito maior distância e objetividade. Mesmo que nem sempre seja fácil conciliar sentimentos e intelecto, mesmo assim ainda será uma excelente oportunidade para a autoexploração e o autoconhecimento.
Será por isso um excelente mês para curar algumas feridas sobretudo de caracter emocional e sentimental. Muita força, compaixão e lembrem-se sempre que são filhos do criador, Pai/Mãe Fonte que tudo é, e por isso sempre muito amado.
Fiquem bem…
(A Mónada)