O clima explosivo dos últimos dias de Abril ainda será bem palpável nos primeiros dias de Maio. No entanto, a tensão entre Marte em Leão e Plutão em Aquário começará a diminuir gradualmente. Além disso, a 2 de Maio, Vénus e Neptuno entrarão em conjunção em Carneiro, lembrando-nos do amor universal que conecta todas as pessoas. Este será um bom momento para sonhar com um mundo melhor. Convém não delegar esses sonhos apenas em pensamento positivo, e assumir por si mesmo um primeiro passo. Plutão começará a retrogradar no dia 4. Até meados de Outubro, teremos muitas oportunidades para corrigir certos desdobramentos dos últimos meses.
A 7 de Maio, Mercúrio e Quíron estarão em conjunção em Carneiro e em sextil com Júpiter em Gémeos (exato entre Mercúrio e Júpiter no dia 5). Será uma excelente ocasião para cuidar das antigas mágoas e feridas. Busque reconciliação e fale sobre novas formas de resolver conflitos. Mercúrio entrará em Touro a 10 de Maio e em quadratura com Plutão no dia 12. Agora, valores considerados seguros podem estar sujeitos a revisão, e é provável que questões ambientais voltem a ganhar mais destaque.
A 12 de Maio, haverá uma Lua cheia em Escorpião em ampla oposição a Úrano em Touro. A energia dessa Lua tem um aspecto selvagem e primitivo que é muito adequado para rituais na natureza, experiências xamânicas e celebrações exuberantes.
A 18 de Maio, o Sol estará em conjunção com Úrano e a Lua, com Plutão; Mercúrio estará em quadratura com Marte. Será um momento carregado e agitado, com muita disputa no ar. Embora a Maioria dessas disputas tenham que ver com dinheiro e recursos naturais, muitas delas limitarse-ão apenas a estar certo. Agora, quem tiver esperteza – algo que nem todos apreciam – poderá dar-se bem nos negócios.
A 20 de Maio, o Sol entrará em Gémeos. O clima geral tornar-se-á mais ameno graças ao trígono de Vénus e Marte no dia 22, que permitirá que a alegria do amor desabroche. Sem dúvida, neste momento será melhor fazermos as coisas com base no consenso, seja no cenário político ou em nossa vida privada. A nossa abertura a novas experiências pode levar a novos e valiosos relacionamentos. A 24 de Maio, o Sol fará um trígono com Plutão e, excepcionalmente, as preocupações pessoais se alinharão com as necessidades coletivas. É um bom dia para uma conversa há muito tempo planeada ou a conclusão de negociações críticas.
A 25 de Maio, ocorrerá outra mudança astrológica crucial: Saturno deixará Peixes e entrará em Carneiro. A sua última permanência nesse signo foi em Abril de 1996 a Fevereiro de 1999. O poder voltado para o futuro (Carneiro) terá que lidar com limitações (Saturno). Para atingir as metas, será preciso assumir consigo mesmo um compromisso pessoal. Precisará de paciência e perseverança para superar a resistência, e de uma visão viável para ter força suficiente para levar até o fim o que começar. O foco agora recairá na ação e nos resultados, assim como nos que tiverem coragem para defender seus objetivos. Infelizmente, o lado sombrio de Saturno em Carneiro inclui a tendência à violência. É um duro teste de limites, e alguns podem ver-se tentados a perseguir objetivos puramente pessoais, não olhandos aos meios para os alcaçar. Porém, neste ano, Saturno ainda não conseguirá lançar mão de todo o seu poder. A razão disso é a recente entrada de Neptuno em Carneiro: os dois se encontrarão em Julho para uma primeira conjunção (ainda não exata). Ambos retornarão a Peixes: Saturno, no início de Setembro, e Neptuno, na segunda metade de Outubro. Em Fevereiro de 2026, eles tornarão a encontrar-se no primeiro grau de Carneiro.
Portanto, o poder estruturador de Saturno permanecerá por algum tempo ao alcance do mundo elusivo de Neptuno, no qual muitas coisas desaparecem nas águas profundas do oceano mundial. Só no ano que vem, quando Saturno se afastar completamente dele, será possível formar estruturas novas e sustentáveis.
Mercúrio marcará presença nos últimos dias do mês. A 25 de Maio, Mercúrio estará em conjunção com Úrano e trará notícias surpreendentes. Durante esse período, prevalecerá uma tensão crepitante, a qual se fará sentir principalmente na esfera mental. Agora, os mais criativos poderão ter momentos muito satisfatórios de criação. Se isso se tornar excessivo para si, desligue-se da agitação da vida cotidiana por algum tempo. Talvez algumas horas a sós com a natureza sejam o antídoto ideal.
A 26 de Maio, Mercúrio entrará em Gémeos, acompanhado no dia seguinte pela Lua Nova também em Gémeos. O Sol, a Lua e Mercúrio serão as pedras angulares de um pequeno triângulo harmonioso, tendo Plutão no segundo lado e Saturno-Neptuno no ápice. Use esse momento de relaxamento para fazer uma revisão sobre os seus pensamentos e emoções. Permita-se olhar sem julgamentos para os últimos anos e considere o caminho que percorreu até agora. A silenciosa voz interior agora poderá dar-lhe pistas valiosas para um Maior desenvolvimento.
Resumindo: Saturno e Neptuno no signo de Carneiro determinam significativamente como serão os próximos anos e propiciam uma nova direção. Isso acontecerá lentamente, já que ambos os planetas retornarão a Peixes por algumas semanas no início de Setembro até Fevereiro.
Nos anos em que Saturno esteve em Peixes, certos limites mudaram ou até se dissolveram. Algumas pessoas enfrentaram medos vagos, outras sentiram-se desorientadas. A energia de Carneiro convida-nos a refletir sobre nós mesmos e a explorar tudo o que a vida tem a nos oferecer.
Não perca por isso a oportunidade de se voltar para dentro de si mesmo e encontrar Paz e a orientação que tanto precisa.
Fiquem bem…
(A Mónada)