As Energias para Outubro de 2025

Em Outubro, o foco recairá na comunicação e nas emoções. No início do mês, precisará de ter muita sensibilidade e paciência; essas qualidades o ajudá-lo-ão a harmonizar as duas áreas, especialmente no período da Lua Cheia em Carneiro. Nesta primeira metade do mês, as questões de relacionamento ocuparão o centro do palco, o que fortalecerá o seu desejo de auto-realização. A Lua nova em Balança será como que um convite para que se dedique à beleza e à harmonia. A fase mais intensa chegará por volta do fim do mês, quando um poderoso trígono que envolverá o elemento Água acabe por desencadear fortes dinâmicas que podem acarretar consequências difíceis de prever.

As configurações astrológicas de Outubro prometem um período intenso e agitado. Plutão retomará o seu movimento direto a meio do mês e, no fim do mês, Neptuno retornará a Peixes. Saturno e Úrano permanecerão retrógrados. Portanto, durante essas semanas revisitaremos temas que nos ocuparam nos últimos meses; agora eles precisarão de ser revistos e integrados. Com a ênfase nos signos de água, as emoções desempenharão um papel fundamental, especialmente na comunicação. Todos os planetas externos estarão no início ou no final de um signo do zodíaco e, por isso, qualquer planeta que mudar de signo ficará sob a sua influência e receberá a carga da sua energia.

Porém, nos primeiros dias do mês, Mercúrio será o centro das atenções. No dia 1 de Outubro, Mercúrio em Balança estará em quadratura com Júpiter em Caranguejo e, a 3 de Outubro, ele estará em uma oposição exata a Quíron em Carneiro. Mercúrio, Quíron e Júpiter criarão, assim, uma quadratura em T não exata. A 6 de Outubro, Mercúrio entrará em Escorpião e, no dia 7, em quadratura com Plutão. Ao mesmo tempo, ele formará o ápice de uma figura de Yod (Y) com Neptuno e Úrano. Nesse mesmo dia, a Lua Cheia iluminará Carneiro.

Mercúrio, que representa o nosso lado racional, intelectual e comunicativo, participa ativamente de todos os intercâmbios entre as pessoas. Os aspectos tensos com Júpiter, Quíron e Plutão assinalam aumento da atividade na mídia, no comércio e na comunicação em geral. Muito deverá ser discutido, porém talvez seja difícil que haja compreensão mútua. É provável que as mensagens estejam mais carregadas de emoções do que o normal, e a sensibilidades à flor da pele talvez dificultem o diálogo. Quando Mercúrio entrar em Escorpião e formar uma quadratura com Plutão, é possível que haja trocas de palavras ríspidas. Evite a impaciência, o cinismo e o ativismo exagerado, principalmente durante a Lua Cheia em Carneiro.

A 11 de Outubro, Vénus em Virgem opor-se-á a Saturno em Peixes. Vénus entrará em Balança no dia 13 e se oporá a Neptuno em Carneiro no dia seguinte. Finalmente, Vénus também formará um trígono com Úrano em Gémeos e com Plutão em Aquário. Como nas últimas semanas, surgirá uma configuração que combina um grandioso trígono com dois sextis. Todos os planetas lentos estarão envolvidos. Esse padrão, chamado de configuração em pipa, propicia muitas possibilidades de realização. Ao mesmo tempo, Plutão retomará seu movimento direto a 1°22' de Aquário.

A palavra-chave desse período é "anseio". O que ainda falta para ser feliz? O que está a aguardar realização na sua vida? O foco agora estará em visões, sonhos e necessidades espirituais, e em como poderá vivenciá-los mais plenamente e entrelaçá-los nos seus relacionamentos. O momento é excelente para discutir essas questões dentro das parcerias existentes; isso talvez possa dar início a desdobramentos que expandam ou renovem o vosso caminho em comum.

A sua experiência interior também poderá intensificar-se agora, dando-lhe renovada confiança para a sua jornada pessoal. As visões ou os apelos do seu interiores que tiver durante esse período talvez sejam essenciais em eventos futuros. No entanto, apesar disso, o contacto entre Vénus e Neptuno também representa um alerta para que evite perder-se em ideais irrealistas e em sonhos cor-de-rosa. Tome cuidado para não confundir a fantasia com a realidade.

A 17 de Outubro, o Sol entrará em quadratura com Júpiter. Um dia depois, o Sol se oporá a Quíron. Embora a quadratura entre Júpiter e Quíron só se torne exata a 24 de Outubro, a quadratura em T já terá entrado em atividade. Nesse momento fértil e criativo, poderá alcançar muitos objectivos e concretizar grandes coisas. Tudo o que emitir agora para o mundo irá render-lhe muitos frutos. A sua atitude interior será especialmente importante: tudo aquilo que irradiar agora retornará a si como uma rica colheita mais tarde. Aja pelo bem de todos, com amor e sinceridade.

O dia 21 de Outubro trará uma Lua Nova em Balança. Essa Lua Nova ainda estará dentro do orbe da quadratura em T com Júpiter e Quíron. Será um bom momento para uma imersão no que há de belo na vida: assista a um concerto, visite um museu ou simplesmente pegue novamente num bom livro. Envolva a beleza e a harmonia na sua vida e para o mundo. Isso constitui uma resposta forte e digna às forças caóticas desse momento.

No dia 22, Neptuno retrógrado retornará a Peixes, onde permanecerá até 26 de Janeiro de 2026. Mais uma vez, ele cruzará a assim chamada "lacuna cósmica", como aconteceu em Março deste ano. Durante esse período, talvez venha a ter estranhos sentimentos de dissolução. Se o seu nível de energia estiver muito baixo, permita-se simplesmente descansar em silêncio.

O Sol entrará em Escorpião a 23 de Outubro e, durante a transição, formará um Yod com Úrano e Neptuno. No dia seguinte, ele entrará em quadratura com Plutão e Júpiter, por sua vez, entrará numa outra com Quíron. Agora, a maioria dos planetas estará em signos de água. Um grandioso trígono de água se formará entre 24 e 28 de Outubro: Mercúrio, Marte e Lilith em Escorpião, Saturno e Neptuno em Peixes e, por fim, Júpiter em Caranguejo. A 29 de Outubro, Mercúrio formará um trígono com Neptuno, entrará em Sagitário logo em seguida e passará a opor-se a Úrano. Marte formará um trígono com Saturno.

A energia desses dias será extraordinariamente densa. A forte ênfase nos signos de elemento Água, potencializada pelo grandioso trígono, sugere que, depois que as coisas começarem a acontecer, será difícil fazê-las parar. Sentimentos e emoções desempenharão um papel fundamental: caso sejam suprimidos, poderão irromper com força. Isso se aplica não apenas à vida pessoal, mas também aos eventos coletivos, que agora poderão assumir dimensões portentosas.

Como Júpiter estará envolvido, podemos esperar que esse período tenha desdobramentos positivos quando chegar ao fim. Entretanto, talvez primeiro sobre venha uma fase de caos, pois Saturno e Neptuno em Peixes novamente falam de rendição a um poder superior e da dificuldade em estabelecer limites. A conjunção de Marte, Lilith e Mercúrio em Escorpião indica conflito: nesse momento, pequenas provocações e divergências podem ganhar enormes proporções e ter consequências consideráveis.

A água, quando em movimento, é uma força poderosa à qual é difícil resistir. Se de repente você se vir arrastado por uma corrente de eventos, deixe que ela o carregue por um tempo. Será mais sensato esperar até que as ondas se acalmem.

Os trânsitos mundanos deste mês pintarão um quadro impressionante na vida de todos. No entanto, tenha certeza de que, mesmo nestes momentos, a sua vida pessoal seguirá o seu próprio rumo. Esse rumo é determinado pela forma como esses trânsitos se relacionam com o seu horóscopo natal; ele indica quais dos atuais trânsitos encontrarão ressonância em sua vida.

Por isso lembre-se que todos os momentos de crise acabam por passar, de uma forma ou de outra, e a sua vida seguirá o seu rumo. Por isso, nestes momentos, há que se centrar em si e aí equacionar as escolhas a fazer, de acordo com o fluxo de AMOR em seu coração.


Fiquem bem…


(A Mónada)