A nossa Pégada Ecológica



Há bem pouco tempo estive a passar uma semana de férias no litoral do país, numa zona de praias que julgava ainda bem preservada do ponto de vista ambiental. De facto até está mais preservada, do que a maioria das praias mais conhecidas.

Fiquei delumbrado com a presença de uma fauna e flora delumbrantes, que antes só na minha juventude sabia apreciar devidamente. Desde flores muito características daquelas dunas a pássaros, dos quais contei mais de meia dúzia de espécies diferentes.

No entanto ao dar uma caminhada de cerca de duas horas fui-me apercebendo da quantidade de lixo que se ia acumulando nas dunas trazidas pelas marés vivas dos últimos temporais Invernosos. Perguntava como era possível tanto lixo se num raio não superior a 2Km não havia nenhum aglomerado habitacional de destaque.

Na areia eram visiveis marés de residuos petrolíferos oriundo da lavagem, ao largo, dos tanques dos cargueiros que pelo nosso litoral sulcam as águas do Oceano. Claramente havia zonas em que a areia, outrora dourada, se tinha tornado preta e viscosa.

Fiquei então a pensar que todos nós sem excepção somos responsáveis por isto, principalmente pelos nossos consumos exagerados e pela produção de lixo que todos os anos aumenta. Já não basta reciclar mas de alguma forma refrear e inverter a nossa tendência consumista e o desperdício que todos os dias fazemos dos nossos recursos naturais planetários e cósmicos.

É de facto imensa a nossa Pegada Ecológica que cada um deixa neste Planeta. Estou a falar de mim... Estou a falar de todos nós... uns mais outros menos.

Alguma vez pensou na quantidade de Natureza necessária para manter o seu estilo de vida? Já imaginou avaliar o impacto no Planeta das suas opções no dia-a-dia, daquilo que consome e dos resíduos que gera? Com este questionário ficará a conhecer esse impacto.Este Teste calcula a sua Pegada Ecológica fazendo uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir os bens e serviços que consome e a absorver os resíduos que produz.

Clique então aqui: A Pégada Ecológica

A minha é de 5,1 hectares... Fiquei impressionado... Ouse aqui deixar informação sobre a sua...

Obrigada pela partilha de consciência que este momento nos produziu...

Fiquem bem.

(A Mónada)

1 comentário:

Caique Moraes Silva disse...

Parabéns pelo seu trabalho, acredito que em breve passaremos pelo clímax da ascensão planetária.
Até em outra dimensão.