Graças à entrada de Júpiter no pacífico signo de Peixes na metade do mês, Maio traz novos e bem-vindos impulsos. Porém, antes disso, haverá uma grande luta para decidir qual caminho seguir.
Com as conjunções de Saturno e Plutão em Capricórnio, em Janeiro de 2020, e de Júpiter e Saturno em Aquário, em Dezembro de 2020, tiveram início mudanças sem precedentes naquilo que serve de lastro à própria estrutura da sociedade. Essas mudanças manter-nos-ão ocupados durante muito tempo e exigem respostas concretas.
Como poderá desde já constatar, o tempo se encarregará de mostrar-nos que não mudar nada será impossível.
Uma expressão adequada de Saturno e Júpiter em Aquário seria, por exemplo, experimentar fazer mudanças individuais, passo-a-passo, com espírito lúdico, em direção a soluções descentralizadas. Seja como for, até agora ainda tentámos - com pouco sucesso aliás - resolver os problemas de forma centralizada e até de alguma forma autoritária. Mas a partir de agora não será mais possível sustentar esta situação.
Em 2 de Maio, Mercúrio, nos últimos graus de Touro, forma um trígono com Plutão e, no dia seguinte, uma quadratura com Júpiter.
O Sol, ainda impactado pela conjunção com o revolucionário Úrano no final de Abril, entra em quadratura com Saturno e com a Lua em Aquário. Agora, as rachas e fissuras que começaram a surgir em toda parte nos últimos meses, sobretudo nas nossas crenças e mitos, podem ter-se tornado muito profundas. Mais do que nunca, insistir teimosamente em ideias fixas e visões de mundo rígidas o levará a discussões desagradáveis.
Entretanto, o clima tenso se desvanecerá cada vez mais à medida que se aproximar o final primeiro terço do mês: Mercúrio entra no comunicativo signo de Gémeos em 4 de Maio, Vénus forma um trígono com Plutão no dia 6, uma quadratura com Júpiter no dia 8 e também entra em Gémeos em 9 de Maio. Assim, talvez o diálogo volte a ser algo mais construtivo.
Diálogo é também um tema importante na lua nova em Touro, que ocorre durante uma conjunção com Lilith, no dia 11 de Maio. No dia 12, Mercúrio estará em conjunção exata com o Nodo lunar Norte e formará um trígono com Saturno.
Marte em Caranguejo e Quíron em Carneiro entrarão em quadratura.
Quem será o bode expiatório que vai precisar de carregar nos ombros o fardo dos erros de todos? Podemos usar o momento positivamente para expressar as nossas próprias necessidades de forma aberta e direta, assim permitindo um certo alívio para nós mesmos e para os demais.
Em 14 de Maio, Júpiter entra em Peixes. Por enquanto, serão apenas alguns graus no signo, pois ele retornará a Aquário de 28 de Julho até o fim do ano.
No entanto, a atual conjuntura sofrerá uma mudança significativa. As inclinações místicas de Júpiter se acentuarão em Peixes, levando-o a procurar na origem a totalidade da sua vida. Haverá mais ênfase na conexão do que na separação, e os temas espirituais e altruístas ganharão cada vez mais importância.
As constelações formadas em seguida respaldam essa tendência: o Sol, que entra em Gémeos em 20 de Maio, forma uma quadratura com Júpiter no primeiro grau de Peixes no dia seguinte.
Ao mesmo tempo, a Lua está em oposição com Neptuno em Peixes e em quadratura com Mercúrio em Gémeos.
O lema do nosso tempo, que é: "Mantenha a distância", poderá ganhar uma componente paradoxal com a constatação de que, queiramos ou não, estamos todos conectados de muitas maneiras.
Saturno inicia a sua fase retrógrada em 23 de Maio, fase esta que se estenderá até 11 de Outubro e que determina que, o que começou a delinear-se em meados de Fevereiro será revisto e consolidado nestes meses e até Outubro.
Em 26 de Maio, haverá uma Lua Cheia em Sagitário, acompanhada de um eclipse lunar. Mercúrio e Vénus entram em quadratura com Neptuno nos dias 25 e 27. Estes dias poderão tanto trazer visões quanto fomentar ilusões. Dê um tempo a si mesmo até a poeira assentar.
Com Mercúrio retrógrado de 30 de Maio a 23 de Junho, deve adiar decisões importantes até pode ser o tempo mais indicado para as fazer. Tenha muita calma e ponderação em tudo o que escolher fazer neste período. Adie o que puder ser adiado e o que não puder, decida com muita ponderação e bom senso, o que fazer.
Fiquem bem...
(A Mónada)
Sem comentários:
Enviar um comentário