Mamíferos europeus em perigo de extinção

Lince Ibérico
Uma em cada seis espécies europeias de mamíferos estão em vias de extinção indica estudo da União Mundial de Conservação. Na Europa, Lince Ibérico é classificado como ‘Criticamente em perigo’.

No Dia Mundial da Biodiversidade, assinalado no passado dia 23 de Maio, foi apresentado um estudo de avaliação sobre todas as espécies de mamíferos na Europa, o qual foi desenvolvido pela União Mundial de Conservação (UMC) e encomendado pela Comissão Europeia.

Os resultados do estudo indicam que são muitas as espécies de mamíferos actualmente em perigo na Europa e que muitas destas apresentam uma diminuição da população. De acordo com os dados, 27% dos mamíferos apresentam um declínio de população e 33% tem uma tendência populacional desconhecida.

De entre as espécies classificadas como ‘Criticamente em perigo’ encontram-se o Lince Ibérico, que conta apenas com 150 indivíduos e a Foca Monge do Mediterrâneo com apenas 350 a 450 indivíduos. Para além destas, na categoria das mais ameaçadas aparecem ainda a Raposa do Ártico e o Mustela Lutreola.

Mustela Lutreola
Mas se a situação dos mamíferos terrestres é avassaladora, os especialistas indicam que as espécies de mamíferos marinhos da Europa vivem ainda uma situação mais perigosa.

De acordo com os dados do relatório, 15% (quase um em seis) dos mamíferos europeus estão em perigo, no entanto, esta percentagem aumenta para os 22% no que se refere aos mamíferos marinhos, classificados como ‘Em ameaça de extinção’.

Dados que os especialistas apontam poderem ser ainda piores, se se considerar que do total das espécies, 44% não foram classificadas devido à falta de informação.

De entre as principais causas para a redução da população de determinadas espécies de mamíferos, os especialistas apontam a degradação do habitat, a desflorestação, a drenagem de águas e colheitas agrícolas.

O estudo vem disponibilizar ‘background’ para que políticos europeus tomem medidas de conservação da biodiversidade de forma efectiva. Stavros Dimas, Comissário Europeu para o Ambiente diz, citado em comunicado da UCM que, “os resultados do relatório destacam o desafio que enfrentamos actualmente para travar a perda da biodiversidade em 2010, como os governos europeus tinham prometido…

É óbvio que a completa implementação da ‘Directiva dos Habitats’, que cobre quase todos os mamíferos que se encontram ameaçados nesta avaliação, é da maior importância para proteger as espécies na Europa”.

Texto adaptado do artigo escrito por Lúcia Vinheiras Alves para a TV Ciência a 23/05/2007.


Fiquem bem...

(A Mónada)

1 comentário:

Sandokan disse...

Há muitos, muitos anos, um colega meu que ainda hoje é o Chefe dos Escuteiros de Antanhol trazia uns papelitos no bolso com uma foto de um "gato". Esses papéis diziam:

"SALVEMOS O LINCE DA SERRA DA MALCATA"

Nesse tempo sorria e gozava o meu colega, mas no fundo sentia que haveria de se fazer algo para preservar a fauna ibérica e a sua flora também.

Hoje, mais do que nunca, sinto um vazio enorme e fico impotente perante tal degradação do planeta.

Bem, olha lá: Não queres vir tomar um cafézito comigo no:

http://lusoprosecontras.blogspot.com

Tenho lá um Gonçalo, uma ave rara, mas essa se estiver em extinção, não faz mal.

Beijinhos!